sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Aletria Cremosa

Aletria cremosa para comer a colher... Eu gosto de aletria, mas assim cremosa, hummm adoro! Receita pode ser feita em robot de cozinha ou método tradicional.


Ingredientes:

150 gr aletria
1350 gr leite
200 gr açúcar
Casca de 1 limão, só a parte amarela
1 pau de canela
4 gemas de ovo
1 c. sopa de amido de milho
Canela em pó para polvilhar



Preparação robot de cozinha yämmi:


Pese a aletria e reserve.
Reserve um pouco de leite.
Com a lâmina de mistura no copo e a borboleta sobre lâmina, colocar o leite restante, o açúcar, as cascas de limão, o pau de canela e programe 10 minutos, temperatura 90ºC, velocidade 1.
Quando terminar, programe 15 minutos, temperatura 90ºC, velocidade 1, parta um pouco a aletria e vá incorporando através do bocal da tampa.
Bata as gemas numa tigela junto com o leite reservado, o amido de milho e reserve.
Programe 4 minutos, temperatura 90ºC , velocidade 1, vá incorporando as gemas através do bocal da tampa. Deite o preparado numa travessa, retire as cascas de limão, o pau de canela e deixe arrefecer.
Polvilhe com canela em pó.

Preparação tradicional:

Pese a aletria e reserve.
Reserve um pouco de leite.
Coloque no tacho o leite restante, o açúcar, as cascas de limão, o pau de canela. E leve a lume brando, até levantar fervura.
Junte a aletria já partida e deixe cozer.
Bata as gemas numa tigela com o leite reservado, o amido de milho e reserve. Após a aletria estar cozida, incorpore o preparado das gemas em fio e deixe engrossar um pouco. Deite a aletria numa travessa, retire as cascas de limão, o pau de canela em pó e deixe arrefecer.
Polvilhe com canela em pó.

Sem comentários:

Enviar um comentário