sábado, 23 de julho de 2016

Parceria do Gumelo

Boa tarde, mais uma vez tenho orgulho de vos anunciar mais uma excelente parceria! Gumelo

Fiquem a conhecer um pouco sobre Gumelo:

A Gumelo é uma startup portuguesa fundada por três amigos de infância: um biólogo, um designer e um farmacêutico:

2009
João Cavaleiro, o biólogo, teve acesso a informação científica que despertou a paixão pela produção sustentável de cogumelos. Com a inspiração de alguns projetos inovadores a ideia nasceu.
2010
Tiago Marques, o designer, juntou-se a este projeto para desenvolver um projeto de branding e comunicação para a ideia – assim nasceu a marca Gumelo
2011
Para concretizar esta ideia era preciso uma visão objetiva e realista. Por isso Rui Apolinário, o farmacêutico, foi um elemento essencial para o desenvolvimento de um modelo de negócio sustentável.
2012
No dia 20 de Janeiro fundámos oficialmente a Gumelo Lda. e no dia 26 de Setembro lançamos oEco Gumelo, o cogumelo gourmet pronto-a-crescer. A forma ecológica, fácil e divertida de cultivar cogumelos em casa, a partir de borra de café.
2013
Em Julho lançamos o Eco Gumelo Citrus, o cogumelo amarelo pronto-a-crescer da espéciePleutorus citrinopileatus.
Em Setembro lançámos o Pre Gumelo, o cogumelo pronto-a-cultivar.
Participámos em diversos eventos de norte a sul em Portugal.
2014
O Eco Gumelo foi distinguido como “Produto do Ano” e com o prémio “SIAL Innovation Bronze Award“. O Eco Gumelo Citrus foi vencedor na categoria de inovação do “Food & Nutrition Awards“. Em Outubro lançamos “O Meu Primeiro Gumelo“. Participámos em vários eventos em Portugal e noutros países da Europa.
Começámos a ter os nossos produtos disponíveis no Reino Unido e Bélgica.
2015
Em Maio lançamos o Gumelo Djamor, o cogumelo rosa pronto a crescer.
Em Novembro lançamos aGumelo UMA, a cerveja artesanal de cogumelos.
Continuamos na nossa afirmação internacional participando em diversas feiras profissionais em diversos países. "

" Responsabilidade Ambiental
Desde o início que a sustentabilidade é uma preocupação central na nossa missão, por isso tentamos reduzir o impacto ambiental em todos os nossos produtos.

Borra de Café
Em 2009 percebemos que podia ser utilizada para produzir cogumelos, e desde então temos feito a recolha junto de vários parceiros a nível regional.
Utilizámos apenas borra de café como substrato para o desenvolvimento dos nossos produtos entre 2012 e 2015. Continuamos a recolher este subproduto para a produção do Meu Primeiro Gumelo. "

" Novas soluções para novos desafios
Escalabilidade
Com um projeto de internacionalização em marcha e com a procura crescente dos nossos produtos é importante pensar em formas de crescimento.
Pegada de Carbono
A recolha da borra de café teve sempre impacto ambiental, mas com a necessidade de mais e maiores deslocações este impacto tende a agravar-se.
Consumo energético
Com a manipulação de grandes quantidades de borra de café a sua estabilidade biológica fica comprometida, o que faz com que sejam necessários processos de esterilização de elevado consumo energético. "

" Investigação e Desenvolvimento
Entre 2014 e 2015 desenvolvemos um projeto de I&D com o Centro de Valorização de Resíduos, ligado à Universidade do Minho, para perceber que outros subprodutos da agro-indústria poderiam ser utilizados como substrato alternativo para a produção de cogumelos.
Optámos pelos resíduos agroflorestais, que no fundo são resíduos de madeira proveniente da limpeza de florestas com gestão ambiental sustentável. É este o substrato que utilizamos nos nossos novos cogumelos prontos a crescer. "

" Responsabilidade Social
Alguns dos nossos produtos contribuem para ONGs como a Fundação do Gil e a Associação Laço. Para além disso colaboramos regularmente com escolas e associações da nossa comunidade local. "

O produto Gumelo que recebi:

Original - Com aroma frutado, sabor agradável e textura firme. É muito versátil na cozinha.

É tão simples de como funciona, que vou gostar de ver o processo de crescimento dos cogumelos até poder preparar receitas saborosas com os cogumelos.

Terei muito gosto de preparar pratos com os cogumelos que vou poder ver crescer, e regando até o momento de os usar nas receitas.

Muito obrigada Gumelo por fazerem parceria comigo.

Para conhecerem os produtos do Gumelo visitem o site e página de Facebook:
http://www.gumelo.com/pt/
https://www.facebook.com/gumelo.lda/?fref=ts












Sem comentários:

Publicar um comentário