sábado, 13 de fevereiro de 2016

Pan de Jamon

Pan de Jamon é uma especialidade gastronómica típica da Venezuela. Uma saborosa receita que me leva as recordações e ter saudades do País onde nasci e vivi. Espero que seja do vosso agrado para aqueles que também conhecem está especialidade da Venezuela, e para aqueles que não conhecem espero que passem a gostar. Pode ser feito método tradicional ou no robot de cozinha.



Ingredientes:


(Para a massa)
200 ml de leite morno
50g de açúcar
1 colher de sopa de sal
50 grs margarina
500 gramas de farinha de trigo
2 ovos + 1 para pincelar
5 g de fermento granulado de padeiro

(Para o recheio)
150 gramas de azeitonas recheadas
500 gramas de fiambre
100g de passas
8 tiras de Bacon defumado


Preparação método tradicional:

Numa taça colocar a farinha, o açúcar, o sal, o fermento e misturar muito bem depois abrir um buraco no meio.
Juntar o leite morno a margarina derretida e os ovos batidos. Mexer com a colher de pau e depois polvilhar uma superfície com farinha e amassar com a mão até formar uma bola. Colocar numa taça. Deixar repousar 1-2 horas tapado com um pano num local sem correntes de ar.
Após levedar, colocar a massa numa superfície polvilhada com farinha e estender com o rolo da massa em rectângulo.
Cobrir a massa com uma camada de fatias de fiambre e por cima destas as fatias de Bacon. Dispor as azeitonas e as passas. Enrole pelo lado mais largo, firmando as azeitonas na dobra da massa para não fugirem. Fechar as extremidades. Colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal, tapar com um pano e deixar repousar mais 1 hora.
Após de se deixar repousar com um garfo faça furos, para que ao assar não arrebente pincele com ovo batido.
Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC cerca de 40 minutos Retire e sirva morno.
Se vai servir frio, fatiar no fim de frio.


Preparação no robot de cozinha yämmi:                                                      

No copo coloque o leite, a margarina e os ovos programe 2 minutos/ temperatura 37ºC/ velocidade 2. Entretanto numa taça misture a farinha, o açúcar, o sal, e o fermento. Reserve. Acrescente no copo a mistura que fez na taça e reservou programe 2 minutos/ velocidade 4 (NOTA: divida o tempo, para o robot não sobreaquecer).                              

Retire do copo e coloque a massa numa superfície polvilhada com farinha e amasse com a mão até formar uma bola. Colocar numa taça. Deixar repousar 1-2 horas tapado com um pano num local sem correntes de ar. Após levedar, colocar a massa numa superfície polvilhada com farinha e estender com o rolo da massa em rectângulo. Cobrir a massa com uma camada de fatias de fiambre e por cima destas as fatias de Bacon. Dispor as azeitonas e as passas. Enrole pelo lado mais largo, firmando as azeitonas na dobra da massa para não fugirem. Fechar as extremidades. Colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal, tapar com um pano e deixar repousar mais 1 hora. Após de se deixar repousar com um garfo faça furos, para que ao assar não arrebente, pincele com ovo batido. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC cerca de 40 minutos. Retire e sirva morno. Se vai servir frio, fatiar no fim de frio.

Sem comentários:

Enviar um comentário